segunda-feira, 6 de abril de 2009

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE ACADÊMICA: INSTITUTO DE ARTES E DESIGN
DEPARTAMENTO: ARTES E DESIGN
DISCIPLINA: História e Teoria das Artes do Espetáculo - Cinema
CÓDIGO:
CARÁTER: ( ) Obrigatório ( x ) Eletivo
CRÉDITOS: 2
CURSO: Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
NÚMERO DE ALUNOS:
PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Alfredo Suppia

EMENTA
O surgimento do cinema, no fim do século XIX, marca o início de um logo período de proliferação e popularização dos meios de comunicação de massa ao longo do século XX. As artes do espetáculo, categoria que inclui o teatro e a ópera, por exemplo, encontram nas mídias de massa terreno propício para sua expansão. Atualmente, novas tecnologias têm oferecido ainda mais possibilidades em termos de exploração do potencial espetacular de determinadas manifestações artísticas. Esta disciplina consiste numa introdução à teoria das artes do espetáculo (teatro, cinema, dança, etc.), com ênfase nos estudos de cinema.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL: Introduzir o aluno nas reflexões acerca das artes do espetáculo, em face da análise de filmes importantes e com base em bibliografia teórica indicada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fomentar a associação do conteúdo discutido ao contexto das Artes e do Design em linhas gerais e/ou específicas, situando o conhecimento sobre artes do espetáculo no campo mais amplo da cultura e dos processos criativos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULAS TEÓRICAS 20h
PARTE I

1. apresentação/introdução. Sobre as artes do espetáculo. Cultura de massa e modernidade.

2. Pré-cinemas. O primeiro cinema. O conceito de ‘atração’. Espetáculo, narração e domesticação.
exibição comentada/debatida: primeiro cinema (early cinema)

3. Cinema narrativo. O que é cinema clássico? A estruturação clássica da narrativa cinematográfica. A conquista do narrar/ação por David Griffith: simultaneidade e decomposição espacial. Montagem alternada.
exibição comentada/debatida: The Birth of a Nation (1915) ou Intolerance (1916, 118 min.)

4. Hollywood e industrialização. O gênero no cinema norte-americano: western, o filme musical, o épico, film noir, ficção científica.
exibição comentada/debatida: O Monstro da Lagoa Negra (Jack Arnold, 1954)

5. exibição comentada/debatida: Os 10 Mandamentos (Cecil B. DeMille, 1956)

6. Cinema e televisão. Sobre o conceito de “sociedade do espetáculo”.
exibição comentada/debatida: A Sociedade do Espetáculo (Guy Debord, 1973, 88 min.)

7. exibição comentada/debatida: Um Dia de Cão (Sidney Lumet, 1975, 125 min.)

8. exibição comentada/debatida: Muito Além do Jardim (Hal Ashby, 1979, 130 min.)

9. exibição comentada/debatida: Noam Chomsky e a Mídia: O Consenso Fabricado (Noam Chomsky e Mark Achbar, 1992, 170 min.)

10. exibição comentada/debatida: Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1993, 93 min.)

11. A condição pós-moderna. Espetáculo e consumo.
exibição comentada/debatida: Surplus (Erik Gandini, 2005, 52 min.)

12. Espetáculo, cinema contemporâneo e novas tecnologias.

13. Seminários/apresentação de trabalhos

14. SEMINÁRIOS/apresentação de trabalhos


AULAS PRÁTICAS 0h

METODOLOGIA DE ENSINO
O curso irá fornecer um panorama das artes do espetáculo, do final do século XIX ao início do século XXI. Serão exibidos filmes e imagens que ilustrarão os aspectos teóricos abordados. Recursos audivosiuais (projetor multimídia, DVD player, projeção de slides, apresentações em Power Point) serão ferramenta de ensino-aprendizagem.
Metodologia resumida: Aulas teóricas intermediadas pela exibição de trechos de filmes; exibição de filmes na íntegra ou de trechos dos mesmos, seguida de análise e debate.

ATIVIDADES DISCENTES
Elaboração e apresentação de seminários temáticos e/ou obras artísticas em horário de aula.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
OS ALUNOS DEVERÃO PRODUZIR DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA: seminários, obras artísticas.
SERÃO CONSIDERADOS COMO CRITÉRIOS DE DESEMPENHO: aplicação e compreensão da bibliografia recomendada, aplicação e compreensão de bibliografia complementar fruto de pesquisa do aluno, performance na apresentação dos seminários e fluência nos textos entregues para avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário